O Google Analytics em Outubro de 2020, lançou uma nova versão do seu produto e com ele surgiu a necessidade de entender: Como irá funcionar a nova versão do Google Analytics 4? O que devo fazer com meu Google Analytics atual? Como utilizar o Google Analytics 4 em complemento com o Universal Analytics?

Podemos considerar o Google Analytics 4 como uma mudança de paradigma dentro da plataforma, na forma que enviamos, entendemos e enxergamos os dados.

Tendo como mudanças principais:
– Possibilidade de unificar os dados do seu Website, Aplicativo e outras plataformas
– Mudança na forma de enviar eventos
– Melhoria na visualização dos dados

Para um site novo, o Google já encoraja você utilizar apenas o Google Analytics 4, porém, é importante saber, que se você tem um e-commerce que não possui as implementações via Javascript ou DataLayer para essa nova versão, o que é normal visto que é uma novidade, os dados de comércio eletrônico não serão computados corretamente.

Dito isso, é importante saber que há muitos anos utilizamos o Google Analytics com a versão nomeada como “Universal Analytics”, e que uma mudança de cultura desse porte, não se muda da noite pro dia, portanto quem utiliza o Universal Analytics, não deve pensar em abandonar essa implementação.

A opção mais viável no momento, principalmente para quem já possui dados no Universal Analytics, é você configurar uma propriedade do Google Analytics 4 complementando à sua propriedade atual do Universal Analytics, onde você mantém enviando as informações do Universal Analytics e passa a enviar também para o Google Analytics 4.

Essa opção de utilizá-lo como um complemento, irá fazer com que a maior parte dos dados do Universal Analytics sejam enviados automaticamente ao Google Analytics 4, fazendo com que você tenha duas propriedades que coletem os dados, uma com o GA-XXXXXXX e outra com o G-XXXXXX .
Porém, um detalhe bem importante, é que se você tiver um E-commerce, os dados de comércio eletrônico não serão computados corretamente até você Migrar a coleta de dados de comércio eletrônico do Universal Analytics.

Com o passar o tempo, o Google Analytics 4 será cada vez mais utilizado da sua forma completa e o Universal Analytics será deixado de lado, não é uma mudança rápida, mais é uma mudança inevitável.

Se você quer estar a frente dos concorrentes, de uma forma rápida e eficaz no seu WooCommerce, desenvolvemos uma solução para você, o Datalayer Ecommerce Avançado para Woocommerce, nele você terá tudo que é preciso para manter seu Google Universal Analytics e Google Analytics 4 integrados e gerando dados para seu negócio de uma forma bem simples. Clique aqui para conhecer !

Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com a nossa Política de Privacidade.