Quando utiliza-se o Google Tag Manager no site para criar tags de marketing digital, conseguimos atribuir valores a variáveis e assim utilizar dentro de uma ou mais tags.

Esse recurso servirá bastante para a tela de finalização de compra do seu site e é dessa tela que vamos te ensinar a armazenar as variáveis para depois utilizá-las.

A partir daqui, é importante saber que para atribuir valores a essas variáveis será necessário ter um Data Layer já configurado no seu site, com o padrão do Google Tag Manager.

A parte boa é que se você utiliza o WooCommerce, desenvolvemos uma solução pra você utilizar que é o Datalayer Ecommerce Avançado (UA) para Woocommerce .

Se você utiliza outra ferramenta, verifique se ela está dentro desse padrão antes de continuar.

Agora que você já possui um Data Layer no seu site vamos as configurações.

No Menu Variáveis clique em Novo:

A nossa primeira variável será transactionId, nela receberemos o ID do pedido, o tipo da variável é Variável da camada de dados e o nome ecommerce.purchase.actionField.id

Faremos a mesma coisa e agora a variável será transactionTotal, nela receberemos o Valor do pedido, o tipo da variável é Variável da camada de dados e o nome ecommerce.purchase.actionField.revenue

Show de bola!!! Agora vamos aprender a utilizar uma variável em uma Tag de Acompanhamento de conversão do Google Ads.

No menu Tags clique em Novo:

Crie uma Tag com o tipo Acompanhamento de conversão do Google Ads e nos campos Valor da Conversão e Código da Transação você consegue utilizar a variável colocando o nome que criamos em volta de chaves {{transactionTotal}} {{transactionId}}

Isso é demais!!! Agora você consegue utilizar essas variáveis em qualquer Tag que precise desses valores na hora de finalizar a compra.
Um exemplo prático do poder das variáveis você pode encontrar nesse artigo que fala sobre como Configurar ações de conversão do Google ADS no GTM.

Além dessas duas variáveis, na área de finalizar compra você também consegue obter outras realizando o mesmo processo, aí vai uma lista de outras variáveis que costumamos configurar em nossos projetos:

Transaction Coupon – ecommerce.purchase.actionField.coupon
Transaction Shipping – ecommerce.purchase.actionField.shipping
Transaction Tax – ecommerce.purchase.actionField.tax

visitorContactInfo Name – visitorContactInfo.name
visitorContactInfo Email – visitorContactInfo.email

Summary
Colete valores do E-commerce Avançado em variáveis do GTM
Article Name
Colete valores do E-commerce Avançado em variáveis do GTM
Description
Utilizando o Google Tag Manager no site para criar tags de marketing digital, conseguimos atribuir valores a variáveis
Author
Publisher Name
Heitor Sousa Pedroso
Publisher Logo
Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com a nossa Política de Privacidade.