O User ID e relatórios entre dispositivos do Google Analytics é uma funcionalidade do UA onde você consegue atribuir várias seções a um mesmo usuário com id único.
Isso cria uma vista nova no Analytics onde é possível analisar dados de diferentes dispositivos ligados entre si, e então obter relatórios mais coesos.

1. User ID

O User ID permite com que você insira um ID persistente ao usuário que está acessando seu site, e com isso, você terá relatórios unificados do acesso desse usuário de qualquer dispositivo, isso ajuda a mensurar melhor o comportamento dos seus usuários baseados nos relatórios do Google Analytics.
Normalmente esse ID vem de um banco de dados onde está atrelado a informação do usuário, pensando no WooCommerce como exemplo, toda vez que um usuário está logado na loja, conseguimos recuperar o ID único dele e assim persistir a informação.

2. Visualizações de propriedade do User ID

Uma visualização de propriedade do User ID no Analytics, é uma vista especial que irá apresentar os dados apenas dos usuários que possuírem um User ID sendo persistido.
Não é recomendado que você utilize apenas essa vista, você terá uma vista normal onde analisará os dados em gerais, e essa vista especial para obter relatórios dos usuários logados na plataforma.

3. Como configurar o User ID e relatórios entre dispositivos do Google Analytics no GTM

Existe diversas formas através de códigos javascript de configurar o User ID, porém, como objetivo nosso, é facilitar, utlizamos o GTM para configurar, isso facilitará e muito o processo.

3.1 Configuração no Google Analytics

No menu Administrador, procure a vista que você coleta os dados normalmente, e vá na opção: Informações de acompanhamento e depois clique em User-ID

PASSO 1
PASSO 2

Avance nos 3 passos a seguir:

PASSO 3
PASSO 4
PASSO 5

Agora, coloque um nome diferente da vista padrão para ser identificada com facilidade, aqui utilizamos o nome: User-id e Cross device e lembre de ativar a opção: Mostrar relatórios de User-ID e por fim, clicar em Criar vista de propriedade.

PASSO 6

Veja que agora você tem uma vista específica para analisar esses relatórios especiais.

PASSO 7

3.2 Configuração no Google Tag Manager

Vamos criar a variável User ID conforme a imagem abaixo:

PASSO 8

Agora, na configuração da variável UA clique em: Mais configurações e depois em campos a serem definidos e adicione o userId conforme imagem abaixo:

PASSO 9

Isso é demais!!! Depois de publicar as alterações no Google Tag Manager, navegando pelo site logado, veja que está enviado o valor do meu User ID.

É importante saber que para atribuir valores a essa variável USER ID será necessário ter um Data Layer já configurado no seu site, com o padrão do Google Tag Manager.
A dica boa é que se você utiliza o WooCommerce, desenvolvemos uma solução pra você utilizar que é o Datalayer Ecommerce Avançado (UA) para Woocommerce e ela já vem com todas essas tags prontas para serem utilizadas.

Referências

https://support.google.com/analytics/topic/6009743?hl=pt&ref_topic=1007027
https://support.google.com/analytics/answer/3123662?hl=pt&ref_topic=3123660
https://support.google.com/analytics/answer/3123669?hl=pt&ref_topic=3276066
https://support.google.com/tagmanager/answer/4565987

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