O Google Analytics 4 possui um esquema de coleta de dados para E-commerce diferente no Google Universal Analytics, sendo assim, é necessário que as ferramentas que enviam dados para o Google Analytics se adeque a nova versão.

Como o GA4 baseia-se em eventos genéricos, existem várias formas de alimentar os dados do E-commerce nele. A forma que vamos abordar nesse artigo é pelo Google Tag Manager, pois consideramos a forma mais simples de qualquer pessoa fazer.

Para exemplificar, vamos criar no Evento de compra Purchase no Google Tag Manager:

1- Crie uma tag do tipo Google Analytics: evento do GA4

Nome do Evento: purchase
Parâmetros:
Veja que colocamos os itens affiliation, coupon, currency, items, transaction_id, shipping, tax, value utilizando as variáveis já configuradas no GTM.
Acionamento: purchase (página de finalização da compra)

Pronto !!! Com isso temos o primeiro evento pronto, e no GA4 registrará a venda.

Para ter todos os relatórios completos de E-commerce no GA4 existem outros eventos que você pode visualizar em https://support.google.com/analytics/answer/9268036

Se você utiliza WooCommerce e deseja ter todas essas configurações já prontas, CONHEÇA o Datalayer Ecommerce Avançado.

Referências

https://support.google.com/tagmanager/answer/9442095?hl=pt-BR&ref_topic=6333310
https://developers.google.com/tag-manager/ecommerce-ga4#migration_from_legacy_ecommerce_data_layer_objects

Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com a nossa Política de Privacidade.